Posted quinta-feira, 28 de novembro de 2013 by ercy
Perfil do número 5: O Sociável


Se você encontrar um grupo de pessoas conversando animadamente, num boteco ou numa festa, chegue mais perto, e com certeza verá um 5 no meio, rodeado de amigos (mesmo que ele tenha acabado de os conhecer agora).

O Número 5 gosta de gente - não apenas dos que tenham uma visão ou forma de vida semelhante à sua – mas de todo tipo de gente, e cria "pontes" e vínculos afetivos com pessoas de todas as idades, gostos, hábitos e profissões.

É expansivo, jovial e simpático, e quando entra numa empresa, conversa com o boy, a tia do cafezinho, o gerente e o presidente da companhia da mesma forma, adaptando a sua linguagem e os assuntos à cada um. Quando passa na rua, vive acenando para todos os lados, pois sempre conhece o "seu Manoel da padaria, o Francisco da banca de jornal, a atendente da farmácia, os vizinhos de prédio e, é claro, muitas pessoas que passam.

Sua habilidade em transitar por vários ambientes sociais faz com que suas festas sejam muitas vezes como uma colcha de retalhos: vários grupos diferentes no mesmo espaço, olhando uns para os outros e pensando: mas quem é aquela gente ali? E ele, circulando em meio à diversidade, cumprimentando a todos, feliz da vida.

Ele é muito versátil e se adapta facilmente às novas situações; gosta de novidades, e logo encontra uma maneira de lidar com os desafios. Geralmente não planeja as soluções: prefere seguir o fluxo dos acontecimentos e ver na hora quais são as melhores saídas.

Ele muda muitas vezes as suas decisões, de acordo com as circunstâncias; um perfeito exemplo é o relato de um cliente, fazendeiro com o Perfil Número 5, que foi à uma Exposição Rural para comprar bois: após conversar com um amigo leiloeiro, acabou saindo com vários cavalos de raça, determinado a montar um haras.

Sua grande curiosidade e a necessidade de aprender sempre coisas novas torna vasto o seu campo de interesses e o leva aos assuntos mais diversos. Assim, sabe um pouco de tudo – mas nada muito profundamente, pois está sempre mobilizado por mais um tema novo.

Se você perguntar à uma pessoa com o perfil Número 5 o que ela gosta de ler, dirá algo como: estou lendo um livro de história, uma autobiografia de uma personalidade famosa e também aquele romance novo que saiu - além, é claro, dos jornais diários e várias revistas –gosto de ler um pouco de tudo, leio até bula de remédios.

Muitas vezes faz o mesmo com os cursos: durante um período aprende inglês, depois já está entusiasmado com as aulas de natação, para em seguida se apaixonar pela computação – até, é claro, surgir o novo curso de dança (aliás, a dança é uma das suas paixões).

Já ficou claro que a objetividade e a ação direcionada não são o seu forte, mas se por um lado ele pode ser considerado um tanto dispersivo, ele tem também, por outro lado, um maravilhoso jogo de cintura para lidar com várias situações ao mesmo tempo: o 5 é capaz de almoçar, ver tv, ler o jornal e atender ao telefone – tudo ao mesmo tempo.

Além disso, ele vive correndo de um lado para o outro, sempre envolvido com muitas atividades. E se você pensa isto o sacrifica, esqueça: ele ficaria entediado com uma rotina muito pacata e organizada – ele gosta mesmo é de agito e de um dia-a-dia bem movimentado e sempre diferente.

Gosta dos prazeres da vida: comer e beber bem, roupas bonitas (e geralmente alegres e coloridas), bons perfumes. Não espere que ele seja econômico: o 5 acha que o importante é viver a vida. Assim, ele gosta de sair, passear, ir a festas, jantares e teatros. E viajar muito, pois as viagens lhe dão um grande senso de liberdade.

Suas habilidades no contato com as pessoas e a flexibilidade para remanejar frente às novas situações lhe dão um talento natural para o campo das vendas e para toda profissão que lide com pessoas, desde o atendente de lojas até o promotor de eventos. Você pode encontrá-lo também no campo da moda, dos restaurantes e da beleza. É mais feliz em trabalhos onde possa estar sempre em movimento (não o coloque num local fechado, a não ser que ele esteja em contato com muitas pessoas), e com um cotidiano cheio de novidades.


FRASES TÍPICAS DO NÚMERO 5

Veja algumas expressões de pessoas com o Perfil Número 5, que anotei no meu "Banco de Frases:

Eu mudo de acordo com a situação, a gente tem que dançar conforme a música.

Eu gosto de ver gente envolta, de lugares cheios de pessoas, se movimentando, com mil novidades. Quero viver a vida, experimentar de tudo, gosto de brincar com as pessoas, fazer piada.

Eu quero ir longe, viajar bastante e conhecer muitos lugares. Quero aprender muita coisa, estar com os meus amigos, quero viver bem.

Para mim, conversar com um mendigo ou um presidente, é a mesma coisa - todo ser humano tem seu valor, independente de raça, gosto ou posição social - gente é gente".



CONTEXTUALIZAÇÃO NO MAPA

Como venho mostrando nos artigos anteriores, o Número deve ser analisado também em sua relação com os outros Números do nome. Exemplifico apenas com o primeiro nome, mas numa consulta personalizada, esta análise será feita levando em conta todo o nome pessoal.

O nome Cláudia e Dirce têm um 14 / 5 Interno (as vogais do nome Cláudia são A = 1; U = 3; I = 9 e A = 1, e as de Dirce são I = 9 e E = 5) , mostrando que elas tem necessidade de buscar novos conhecimentos e o contato com as pessoas. No entanto, elas atuam na prática de maneiras diferentes: se Cláudia é uma pessoa de iniciativa, e vai atrás do que quer (ela tem um 10 como Número de Personalidade), Dirce traz uma sensibilidade maior, e precisa planejar as suas ações (16/7 na Personalidade). Além disso, ela é auxiliada pela sua intuição (30 / 3 na Síntese), enquanto Cláudia leva muito em consideração o vínculo com a família e com uma vida cotidiana ordenada (6 na Síntese Final).

Quando o 5 surge como Número de Personalidade (vindo das consoantes), mostra como a pessoa atua na prática. Suzan (S = 1; Z = 8 e N = 5) está em contato com muitas pessoas e tem facilidade para lidar com várias situações ao mesmo tempo – no entanto, o 4 Interno a faz muito teimosa e pé-no-chão, o que lhe tira uma parcela da flexibilidade típica do 5.

Como Número de Síntese, o 5 mostra sempre as circunstâncias, ritmo de vida e ambiente que envolve a pessoa. Dessa forma, Mauro tem uma vida muito agitada (“vive na correria”), e está sempre envolvido com muitas atividades e pessoas. Isto está ligado ao seu 10 Interno, que quer sempre buscar coisas novas, e ao seu 13 / 4 na Personalidade, que o impulsiona a querer constantes transformações – portanto, ele está sempre iniciando, inventando, e mudando as coisas e a sua rotina de vida.

Curioso, eclético e expansivo, esse “bon vivant” quer viver em sua vida todas as facetas de sua personalidade. Escolher apenas um aspecto sempre implica em deixar de lado muitas outros ângulos e possibilidades.

E como faze-lo, se ele se sente uma pessoal plural? 


creditos para Sonia Weil é é professora de Comunicação Social e pesquisadora na área de Numerologia

0 comentários: