Sobre o dia 31 de outubro

Posted sexta-feira, 21 de outubro de 2011 by ercy
...Beltane, Beltene, Beltine, no irlandês moderno Beltaine, pronuncia-se em três sílabas: “bel-tin-e”. No irlandês antigo era Bealltuinn e Boaldy. Outro nome para essa mesma celebração na Irlanda antiga era Cétshamain, que significava “início da primavera”.
......A etimologia da palavra Beltane é um tanto incerta. As últimas duas sílabas – taine – parecem significar “fogo” – teine. De fato, o fogo está presente na celebração do Beltaine, cujo significado seria de ‘um fogo novo’. A primeira sílaba bel provavelmente significa “brilhante”. Portanto, Beltaine seria um fogo fulgurante, novo e cheio de vida.
......Na tradição irlandesa antiga, Beltaine é um bom dia para começar grandes projetos. No entanto, ao contrário do que se acredita, não é um bom dia para celebrar casamentos, pois segundo a antiga tradição dos celtas da Irlanda, a época propícia para realizar casamentos ocorria entre a Twelfth Night ou “Décima-segunda Noite”, que correspondia a 5 de janeiro, e Shrovetide, ou seja, o início de março, época esta de Inverno no hemisfério norte.
......Os novos casais permaneceriam juntos até 1º de maio, quando se separavam porque no pico da Primavera, os homens levavam o gado para novas pastagens, geralmente em locais afastados da comunidade. Os bebês nasceriam entre a metade de outubro até 1º de fevereiro, o que explica porque os celtas acreditavam que o Samhain marca o início do ano. Novas vidas surgiam neste período, novos começos ou recomeços.
......Portanto, como maio marcava o final da estação dos casamentos, bem como a separação dos novos casais e dos homens de seus lares e de suas famílias, o dia de Beltaine ou 1º de maio era um dia de especial má sorte para casar.
......Antes de partir, os sacerdotes celtas acendiam duas grandes fogueiras. Os pastores fazim o gado passar entre elas, para que obtivessem proteção contra doenças e muita fertilidade. Depois, as pessoas também passavam entre as fogueiras com a mesma intenção.

A celebração do Beltaine envolvia o acendimento
de fogueiras nos campos.


.A celebração do Beltaine tinha início na véspera, ou seja, no hemisfério norte em 30 de abril. Os celtas acendiam fogueiras nos campos e dançavam em torno do maypole ou “mastro de maio”, notoriamente um símbolo fálico. Sacerdotes e sacerdotisas faziam amor nos campos, consagrando a fertilidade da Mãe Terra. Na Europa continental, esse costume perdurou até a metade do século XVII, quando foi finalmente suprimido pelos Puritanos.

......Observe que fazer amor e casar eram coisas distintas para os celtas. Beltaine não é uma boa época para firmar um compromisso amoroso sério e que se pretende seja duradouro. Entretanto, é a celebração perfeita para pedir prosperidade, abundância e fertilidade, que para os celtas se traduzia iguamente como prosperidade, pois dependiam da carne, leite e couro dos animais e da generosidade da terra, que lhes cedia frutos, colheitas e água, para sobreviverem.
......Maio, no hemisfério norte, também era o tempo do surgimento das primeiras flores. Por este motivo, era uma época em que todos faziam lindas guirlandas de flores e as penduravam nas portas das casas, para enfeitar e atrair as boas vibrações da estação.
......Outro costume de Beltaine era fazer um bolo bem grande com aveia e cevada, que seria partilhado entre todos da comunidade. Em algum lugar do bolo, era colocado um pedaço de carvão. Aquele que tivesse o infortúnio de pegar esse pedaço era simbolicamente jogado na fogueira, pois o carvão demonstrava má sorte.
O Dia de Maio dava início a um mês inteiro de celebrações e uma rainha de maio e, em algumas comunidades, também um rei, eram escolhidos para representarem a chegada da Primavera

......Esse costume celta perdurou na Europa até 1.576, quando a igreja católica “cristianizou” essa celebração, transformando o mês de maio no mês da Abençoada Virgem Maria. A partir daí, uma estátua dela era coroada ou uma jovem conhecida por sua reputação ilibada era coroada, representando a santa.
......Na Irlanda, em meados do século XVII, a igreja proibiu a celebração do fogo cerimonial do Beltaine, que era aceso no topo da montanha de Uisnech, no Condado de Westmeath, considerado o centro do país.

......Beltaine está ligado ao retorno da vida, ao despertar e renascer da Natureza e da Grande Mãe, pois era na Primavera que o gado voltava a produzir leite, importante alimento para os celtas. Igualmente, era na Primavera que a terra começava a ser preparada para o plantio. Portanto, no ritual de Beltaine peça prosperidade e abundância, procurando colocar em prática seus projetos mais ousados.
......No hemisfério sul, o dia de Beltaine é 31 de outubro, mas a celebração pode ser iniciada na véspera, dia 30, prosseguindo até dia 1º de novembro. No hemisfério norte, Beltaine é dia 1º de maio, mas as comemorações podem ser feitas do dia 30 de abril a 02 de maio.

Para quem gosta de comemorar o Halloween no Brasil, saiba que Beltaine e Halloween não precisam se opor.

..Participar de festas de Halloween em outubro apenas como divertimento não é errado, desde que se tenha em mente o verdadeiro sentido do Halloween e do Beltaine.
......Para quem está no hemisfério sul, o correto é comemorar o Halloween em tom de descontração e brincadeira, para se divertir em festas a fantasia. O ritual do Samhain pode ser celebrado no hemisfério sul em maio, embora existam muitos covens e comunidades de bruxos e bruxas que sigam a Roda Céltica do Ano do hemisfério norte aqui no sul.
......No entanto, uma vez que o calendário celta está ligado às estações do ano, não faz sentido realizar um ritual de Outono em plena Primavera.
......Participe das festas de Halloween e divirta-se, mas se desejar celebrar Beltaine, faça-o em momento distinto, preferencialmente na data correta - entre 30 de outubro a 1º de novembro, com seriedade, respeito e comprometimento para obter bons resultados.

Um ritual de Beltaine

.Nunca celebro um ritual da mesma forma que o do ano anterior. Acredito que cada um deve criar seu próprio ritual, de acordo com sua intuição e com o que sente.
......Desta forma, forneço algumas dicas do que pode ser usado no Beltaine. Você pode fazer um bolo simples, preferencialmente com cereais, milho ou frutas. Evite bolos de chocolate, recheados e com frutas secas e castanhas (como nozes, avelã, amêndoa, etc), que não traduzem o sentido da estação que é prosperidade (frutas frescas) e compartilhar. Esse bolo será partilhado entre todos os participantes do ritual. Há quem prefira usar pão ao invés do bolo.
......Sempre inicio minhas celebrações fazendo uma oferenda aos elementais, convidando-os a participarem do ritual se assim desejarem. No livro Bruxas (breve lançamento) constam as oferendas para cada um deles.Faça uma oração à Grande Mãe e acenda a fogueira. Realize uma dança circular que envolva um ritmo rápido em volta da fogueira. Aproveite para consagrar uma guirlanda de flores feita por você e coloque-a na porta de entrada da sua casa ou do seu quarto. Compartilhe com os participantes frutas da estação. No caso da maçã, corte-a ao meio de modo que a semente forme uma estrela, simbolizando amizade.
......Escreva pedidos de prosperidade e abundância. Se tiver um projeto a ser iniciado, marque o dia em Beltaine. Tenha uma cópia deste projeto (escreva do que se trata) e lance-o na fogueira, para que o fogo de Beltaine coloque energia e força no que você pretende e para que você alcance os objetivos com rapidez.
......Para as mulheres que pretendem engravidar, façam pedidos de fertilidade e queimem da mesma forma.Mas se você não puder acender uma fogueira, pode acender alguns pedaços de madeira no caldeirão, ou apenas velas. Neste caso, use amarelo, dourado e/ou laranja para pedidos de prosperidade e abundância; verde para abundância de saúde; rosa e vermelho para abundância de amor e paixão; branco para abundância de paz e harmonia.

Desejo uma feliz celebração de Beltaine para todos!