Singnifiicado das cartas no baralho cigano

Posted quinta-feira, 20 de agosto de 2009 by ercy
Singificado da carta A Cigana do baralho cigano

A Cigana é a figura feminina do tarô cigano. Representa normalmente a esposa, namorada ou pretendente. Em outras situações, a mãe, irmã ou outra parente. Pode ainda referir-se à qualquer outra mulher do relacionamento do consulente, tais como chefes, colegas de trabalho, amigas, ou seja, à quaisquer pessoas do sexo feminino que perteçam ao seu relacionamento.

Em algumas situações específicas, pode indicar uma ou mais de uma das qualidades femininas, tais como a passividade ou paciência, a intuição, a sensibilidade, a emotividade, entre outras. Assim, em determinado contexto, esta carta indica a necessidade de sensibilidade, por exemplo, ou algo sobre o que se lê deve ser tratado com cautela ou ainda seguindo-se a intuição.

Interpretação: Figura feminina do tarô, a esposa, namorada ou pretendente; mãe, irmã ou outra parente; qualquer mulher do relacionamento do consulente. Qualquer uma das qualidade femininas, tais como a passividade ou paciência, a intuição, a sensibilidade, a emotividade, entre outras.

Os Rios

Com suas águas em constante movimento, nos remete á abundância, pureza ou limpeza, pois leva consigo, em sua correnteza, tudo o que é impuro. O constante movimento das águas e seu burburinho, acompanhados da limpeza que o rio ocasiona, nos traz muita tranqüilidade, apropriada para a reflexão profunda e introspecção. Sendo a água um elemento relacionado à emoção, esta tranqüilidade e reflexão referem-se principalmente ao emocional, daí a paz de espírito tão profunda que esta carta representa.

Os Rios é a carta relacionada à orixá Oxum, orixá feminina que representa o ápice da fertilidade feminina, e por ser uma orixá relacionada ao reino mineral, também a abundância material. Representa o trono divino do amor e da agregação, o que faz desta carta uma carta extremamente positiva, denotando sempre aspectos positivos e construtivos daquilo a que se relaciona.

O Sol

Com sua luz intensa e radiante, seu calor penetrante, o sol é o maior astro do nosso sistema solar, e é também a carta relacionada ao orixá Oxalá, pai e chefe de todas as outras entidades que compõem o panteão africano da Umbanda. Oxalá é a manifestação da fé, não da fé cega e sem sentido, mas da fé consciente e bem resolvida, que ilumina o caminho e abre um canal direto entre as criaturas e o criador.

Esta carta representa a radiação de tudo aquilo que é mais nobre e caloroso, do próprio amor divino que emite sua luz e calor para aquecer os seres. Representa o amor e a caridade, a preocupação com o próximo, a tranqüilidade, paciência, fé. Esta luz é capaz de iluminar nossas almas e nossas mentes, propiciando a solução de problemas, fazendo com que tenhamos boas e construtivas idéias.

Interpretação: Luz divina ou espiritual. A própria espiritualidade e a luz divina agindo dentro de nós. A nossa própria luz interior ou centelha divina que existe dentro de nós. Expansão, crescimento, aprendizado, esclarecimento, idéia positiva ou se encontrar a solução para algo que se estava procurando. A própria solução ou benção que é derramada em nossas vidas.

As Chaves

A chave mostrada na carta Soluções irradia suas vibrações positivas, indicando que a questão sobre a qual se está consultando tem solução, como tudo nesta vida tem, ou que a solução para a determinada quesão já está dada, ou ainda que a solução está expressa a seguir.

As soluções são conquistas daqueles que as mereceram, seja porque lutaram para alcançá-las, seja porque tiveram a paciência necessária para esperar por elas.

Na maioria das vezes, entretanto, a carta Soluções indica mesmo uma direção a seguir, tendo-se em mente que o consulente normalmente está procurando de fato uma solução para um problema de sua vida quando procura o cartomante para ajudá-lo. Assim, a solução deve muitas vezes ser interpretada como um conselho, algo sobre o que precisamos refletir, rever nossas ações, e mudar nosso comportamento para alcançar a solução. Afinal, a carta já indica que ela é possível.

Os Peixes

A Matéria, se opondo à carta da Espiritualidade, representa tudo aquilo que é material, especialmente as riquezas ou o dinheiro. Os peixes representavam na antiguidade as posses materiais, sinal de riqueza e respeito.

O baú no fundo do mar indica ao mesmo tempo que aquela riqueza nos pertence, segura e organizada dentro do baú, e que não nos pertence, como o tesouro que está no fundo do mar e que pode ser descoberto por qualquer um que se aventure a buscá-lo. A guarda é provisória, ora um peixe pode estar sobre ele, ora outro. O importante é lembrar-se da natureza transitória dos bens materiais, bem representados nesta carta.

A Âncora

A âncora lançada no fundo do mar nos lembra uma parada, um descanso, um período em que não é necessário comandar o navio, mas somente aproveitar-nos da segunça que a âncora enterrada no fundo do mar nos transmite.

Esta segunraça é na maioria das vezes de cunho material, capaz de nos manter firmes mesmo com o movimento das ondas do mar. Nesta carta, além de tudo, o mar está tranqüilo e sereno, não trazendo nenhuma ameaça à segurança dada pela âncora, representada também pela cor rosa, presente no fundo do mar.

Numa cartada pode representar que o consulente está seguro numa determinada questão, não devendo temer a perda de um emprego, por exemplo, ou indicando que caso ele venha a perdê-lo uma outra colocação pode estar disponível breve, não afetando a vida do consulente.

Interpretação: Segurança material, tempo de calmaria ou de descanço, tranqüilidade com relação à uma determinada questão, ausência de ameaças capazes de afetar a vida do consulente.

O Mensageiro

Esta carta, que é relacionada com o Orixá Exú, representa o aviso trazido pela espiritualidade por meio desta entidade. Assim, podemos entender que se trata de um aviso de fonte espiritual, que somente nos é trazido mediante autorização de nossos guias e protetores espirituais. O aviso trazido por este Mensageiro é normalmente de natureza cármica, de experiência espiritual importante, de algum tipo de compromisso ou missão assumida, com relação aos nossos companheiros de jornada, provenientes de nossos mentores ou de esfera espiritual que tenha a devida autorização. O aviso deve envolver nossos companheiros de jornada encarnados ou mesmo desencarnados, espíritos afins ou que possuam laços conosco, com relação às nossas atividades no mundo físico.

Assim, o mensageiro é o elo de ligação entre os homens e os Orixás, pois é ele quem vai levar os pedidos e perguntas à Eles, e depois volta trazendo as respostas. Essa carta, que é também relacionada ao elemento fogo, evoca o dinamisco da comunicação e da solução de problemas.

Interpretação: pode-se interpretar que algo que é esperado ou desejado será atendido, que mudanças estão à caminho, algo que ainda não foi concretizado está para materializar-se.

Os Obstáculos

Passar por dificuldades é uma condição humana, inerente à necessidade que todos temos de passar por este mundo para aprendermos com nossos erros e acertos. Esta carta representa essas dificuldades, que surgem em nosso caminho com o objetivo de nos testar.

Na maior parte dos casos, os obstáculos são colocados em nosso caminho devido às nossas próprias ações, como uma lei de causa e efeito. Mesmo quando achamos que são os outros que criam situações difíceis em nossa vida, trata-se de algo que está retornando de nossas próprias ações passadas ou de um teste (que muitas vezes nós mesmos pedimos para passar) com o objetivo de verificar nosso comportamento ou habilidade perante aquela situação.

Seja lá qual for o caso, essa carta não deve ser vista como uma carta agourenta, e sim como uma carta que evidencia algo que é completamente natutal em nossas vidas. E como já foi dito pelo nosso irmão maior, não existe uma cruz tão grande que não possamos carregar e, da mesma forma, não existe obstáculo que não possamos superar.

Interpretação: obstáculo ou dificuldade relacionada com um determinado assunto ou setor da vida do consulente, mas que é perfeitamente superável, desde que a pessoa possua a maturidade de entender a situação e agir de acordo com a necessidade. Eventualmente esta carta pode indicar também um atraso na realização de alguma empreitada ou de algo que se deseja.

O Mar

Esta carta é relacionada com a Orixá Iemanjá, que é a orixá das águas salgadas e que representa a maternidade. É uma entidade majestosa, bonita e imponente. Representa uma mulher robusta, forte, sensual, de grande fertilidade e generosidade. Generosidade esta que é refletida na fama que tem esta orixá de criar os filos de outros, além de ser excelente mãe de seus próprios filhos. O mar, por sua vez, é energia em abundância, que representa mudanças e, geralmente, para melhor.

Esta abundância é relacionada com uma boa saúde, ou melhora de saúde para quem espera por recuperação; quando relacionada ao organismo, diz respeito aos rins e ao sistema urinário.

O mar também nos remete às mudanças oriundas de viagens, pois sempre representou para toda a humanidade um caminho de partida, capaz de conduzir-nos a qualquer outro lugar.

Interpretação: representa mudanças favoráveis, possíveis viagens. Pode indicar a necessidade de se viajar para resolver uma determinada questão, dependendo da carta com a qual se relacionar. Indica também uma boa saúde ou uma melhora de saúde; dependendo da carta com a qual se relacionar pode indicar a melhora do sistema urinário, ou um cuidado que se deve ter com este.

O Equilíbrio

Todas as pessoas possuem dentro de si um ponto de equilíbrio, a chamada "paz interior", um lugar que pertence a cada um, constituindo-se em seu ponto de apoio, seu sustentáculo. Esta luz interior é a centelha que nos foi dada por Deus, constituindo nossa herança divina e que nos acompanhará para todo sempre.

Materialmente falando, este local sagrado pode ser representado pela casa ou local de moradia de cada um, ou seja, o lugar onde podemos recuperar nossas energias e onde nossas coisas estão organizadas e voltadas para nosso bem estar. A carta com a imagem de uma casa simétrica, representando nosso equilíbrio, pode representar também nossos familiares, ou pessoas que vivem muito próximas.

Além dos aspectos relacionados com o lar, pode representar também a casa física, ou uma propriedade que seja muito importante ou central para o consulente, como por exemplo, o prédio da empresa da qual estamos falando, se o assunto estiver relacionado com a organização ou o emprego de alguém.

As Árvores

As Árvores estão relacionadas com o orixá Oxóssi, orixá das florestas e das matas, filho de Iemanjá e de Oxalá. Oxóssi é o orixá caçador, e sua lenda conta que ele foi um grande caçador de elefantes, além de profundo conhecedor da natureza, das plantas e suas aplicações. Ele é guardião das florestas onde vive e dos animais por quem tem extremo cuidado. Com seu grito alto e perfeito, defende também os caçadores de animais ferozes e favorece a caça para aqueles que considera justos.

Na natureza as árvores são detentoras e concentradoras de grande energia, que compartilham entre si e entre todos os animais e plantas que vivem na floresta. Existe assim uma troca de energias, num eterno dar e receber, num ciclo maravilhoso e fecundo.

Interpretação: Comunicação entre as pessoas, compreensão e entendimento; dar ou receber algo, compartilhar o que se tem ou receber algo compartilhado por alguém. Representa a divisão de algo demonstrado pela carta que a acompanha ou, em seu sentido negativo, a necessidade de compartilhar, egoísmo, retenção, estagnação.

Os Ventos

Esta carta é relacionada a orixá Iansã, uma divindade um tanto controversa e, às vezes, mal interpretada. Iansã tem natureza eólica, e se relaciona com todos os elementos da natureza: com a àgua e o ar, devido à presença da água e do vento nas chuvas e tempestades; com o fogo, relacionado ao raio; e com a terra, que é carregada por esta força da natureza. Esta capacidade de se relacionar com os elementos da natureza é a manifestação divina que está presente em tudo o que Ele gera e cria: sua qualidade transformadora, móvel, renovável e direcionadora.

Assim como a chuva ou a tempestade, nem sempre os ventos são convidados a atuar em nossas vidas: sua energia se manifesta espontaneamente de modo a nos envolver pois possui uma natureza extremamente ativa, impondo sua vontade, mudando nosso caminho ou simplesmente mudando tudo à nossa volta, transformando nossas vidas e trazendo a renovação.

Pelo fato de se manifestar independenmente de nossa vontade, pode nos contrariar, trazendo alguma confusão, desorientação, descontentamento, frutos do nosso apego às situações cômodas ou viciadas nas quais geralmente nos encontramos.

O Arco Íris

Oxumaré é o filho de Nanã e Oxalá, relacionado à carta do arco-íris. Este orixá é a expressão da renovação da vida e da diluição dos desequilíbrios. Por isso esta energia se torna presente na vida dos seres quando suas ligações ou agregações estão em desequilíbrio ou em desarmonia. Depois de diluídas estas desarmonias, as condições ideiais para uma renovação ocorrem, entrando em ação o seu fator renovador. A associação deste orixá com o arco-íris e com a serpente Dá ocorreu justamente por causa da irradiação diluidora de Oxumaré, que irradia as sete irradiações Divinas e que foram associadas às sete cores do arco-íris.

Pelo fato de estas irradiações se fazerem presentes onde existe o desequilíbrio ou a desarmonia, esta carta anuncia a existência de um problema, ou um desequilíbrio, ou uma desarmonia num determinado aspecto da vida do consulente. Em contato com esta desarmonia, a irradiação diluidora é a que se tornará ativa primeiro, o que significa muitas vezes a diluição ou destruição deste ascpeto desarmônico, representando alguma perda ou aborrecimento, ou mesmo conflitos. Isto pode ocorrer principalmente em virtude do apego que todos nós temos à determinadas coisas ou situações e porque normalmente custamos a abrir mão delas para permitir a renovação.

As Perdas

Perdas fazem parte da vida, seja ela do tipo que for. Iludem-se aqueles que pensam que possa existir alguém que nunca perde nada. Mesmo o mais afortunado perde eventualmente alguma coisa, o que na verdade é extremamente positivo. Desde crianças já começamos a perder coisas, como a atenção de nossos pais por exemplo, e por toda a vida continuamos a perdê-las. Isso porque é somente através da perda que amadurecemos, é somente através da perda, por mais difícil ou doloroso que possa parecer, é que podemos crescer e nos tornar pessoas plenas e desenvolvidas.

As perdas não ocorrem necessariamente contra a nossa vontade: por vezes ela pode ocorrer também por um processo de esmorecimento, de abandono ou desistência, num processo que pode até ser inconsciente. De qualquer forma, mesmo com toda a insistência que temos eventualmente em manter as coisas como elas estão, as perdas ocorrem, e juntamente com elas alguma contrariedade, revolta, tristeza ou melancolia. Todos esses sentimentos negativos podem ser alternados por um senso de otimismo de que as coisas podem mudar para melhor, pois no lugar de uma perda normalmente ocorre uma conquista de algo novo e, eventualmente, melhor.

É importante observar que normalmente as perdas ocorrem envolvendo coisas que já não possuem mais uma energia apropriada e que está em dissonância conosco, já numa outra vibração, e que por isso precisa ser removida para dar lugar à algo novo que poderá contribuir mais com nossa evolução espiritual. Assim, ao final de um ciclo de aprendizado, de vida ou etapa, muitas coisas podem ser perdidas.

A Chuva

A chuva causa basicamente dois efeitos: o primeiro, que é o de molhar e amolecer aquilo que está seco e petrificado, e o segundo, que é o de carregar o material amolecido e desprendido, decantando-o no solo. Essas são também as características da energia emanada pela orixá Nanã, relacionada à esta carta. Assim, através da atuação dessa energia, ela prepara os seres para a renovação, removendo negativismos, desequilíbrios, mágoas e conceitos ultrapassados, desfaz os excessos e decanta os vícios, deixando-os prontos para a evolução.

Nanã é tida também como a orixá que aliou-se a Oxalá na criação do mundo, e por isso é mãe de todos os seres. Apesar dessa característica da fecundidade, enquanto prepara os seres para a renovação devido à sua energia decantadora, pode ser associada também à senilidade, perda de memória ou à menopausa, enquanto esgota essas energias. No que diz respeito à maternidade, temos Oxum estimulando a sexualidade feminina; Iemanjá, a maternidade propriamente dita; e Nanã, desfazendo através da menopausa, terminando o ciclo da maternidade.

No que diz respeito ao elemento água podemos considerar ainda a questão emocional, que devido à decantação tem relação especial com os sentimentos mais profundos.

Interpretação: preparação para a renovação, algo muito profundo, sentimentos profundos ou verdadeiros, fertilidade e alegria (depois da chuva). Quando relacionada com a saúde, senilidade, perda de memória ou menopausa.


AMANHÃ PUBLICAREI O RESTO DAS CARTAS AGUARDEM...

0 comentários: