Outras Cartas

Posted terça-feira, 25 de agosto de 2009 by ercy
As Tranformações

As Transformações estão presentes em todos os aspectos da vida, da natureza,do universo enfim. Embora eventualmente tenhamos medo das transformações, elas irão ocorrer, quer queiramos ou não, incondicionalmente. A natureza na verdade não se preocupa com o indivíduo, mas sim com sua perpetuação, renovação e evolução.

Normalmente renovações são advindas de destruições anteriores, o que abre espaço para a regeneração e surgimento de algo novo. Assim as transformações podem estar relacionadas com diversos aspectos positivos, como revitalização, regeneração, renascimento, ressurgimento, renovação de idéias, abertura de novos caminhos, e leva o indivíduo a aprender sobre desprendimento e desapego. No entanto pode trazer conjuntamente aspectos negativos, relativos à destruição das situações atuais, tais como o insucesso, fracasso, sacrifício, renúncia, despedidas, vazio, impotência, desafios, demissões, rejeição, etc. Estes aspectos negativos podem levar, dependendo do contexto, à decepção, depressão ou até doença. Por isso os melhores aconselhamentos que podem ser dados à quem passa por transformações é estar atento e enfatizar os aspectos positivos da mudança, evitando as armadilhas dos aspectos negativos que podem desviar o indivíduo dos benefícios a serem obtidos.

Interpretação: Algum aspecto da vida do consulente relacionado à esta carta está em processo de transformação. Algo está prestes a ser terminado para dar lugar a algo novo, em substituição. Mudança, amadurecimento, renovação.

A Magia

A Magia é a expressão da vontade criadora agindo sobre os elementos e sobre todas as coisas que existem sob a terra. É a força de criação mental que age, a partir do conhecimento, intuição ou inspiração, para realizar algo. Estes são atributos próprios daquele que tem a posse e comunicação dos poderes e dons do espírito. Assim, a magia é de fato a motivação divina no homem, a vontade na liberação do poder e dos dons recebidos Dele.

Esta carta, em seu aspecto mais positivo, indica essencialmente habilidade, destreza, inteligência e criatividade. Essas capacidades denotam confiaça a quem as exercer, engenhosidade, o que pode levar ao progresso e à autonomia. Estas, em excesso, podem levar ao egoísmo, manipulação ou dominação, em sua via negativa.

Interpretação: habilidade, destreza e criatividade, que podem ou devem ser usadas numa determinada circunstância para se conquistar algo. Indica também que o consulente tem a capacidade ou o poder de realização. Agir pela intuição pode ser o mais recomendado na situação na qual se encontra, permitindo que dons naturais ou mesmo a espiritualidade possam atuar livremente.

As Alegrias

Os pássaros cantando expressam a manifestação do mais puro contentamento, pelas coisas simples e belas, que nos causam felicidade e bem-estar. Enuncia aquele sentimento de estar enamorado por alguém, num clima romântico e alegre.

A felicidade de fato encontra-se neste mundo ou em qualquer outro, pois está mais estreitamente relacionada com um estado de espírito e de domínio sobre as emoções, do que qualquer outra coisa. Basta imaginar que a felicidade desaparece justamente onde ocorrem o medo, a apreensão, insegurança, ansiedade. Aqueles que guardam rancores ou mágoas são perturbados por seus ressentimentos, e jamais podem ser felizes. Aqueles que não se contentam ou não se satisfazem jamais, que são egoístas ou mesquinhos, tendem a viver solitários e tristes.

Deus em sua infinita sabedoria nos criou para a felicidade, e nos provê de tudo que necessitamos. Assim, aquele que entende e percebe esta realidade maravilhosa sabe que a Inteligência Infinita protege seus interesses e pode atingir a mais intensa felicidade. Todo este sentimento deve advir da própria segurança, do desapego e do interesse pelo próximo.

Interpretação: Alegrias, realização do que se deseja, felicidade, contentamento, otimismo, bem-estar. Pode indicar o início de um novo relacionamento, namoro repleto de romantismo.

A Criança

Relacionada à entidade Erê, que na mitologia da umbanda representa espíritos em forma de crianças, nos remete à pureza, simplicidade, curiosidade, honestidade ou transparência tipicamente infantil. Estas entidades têm trânsito livre pela espiritualidade, e costumam levar e trazer mensagens entre orixás e humanos.

Todo adulto tem dentro de si uma criança que, não importa o quanto se envelhece, estará sempre ativa, em sua pureza e curiosidade, brincalhona, com sede de aprender. Esta criança nos remete às nossas origens, abertos para um mundo de esperanças. Em outros momentos, traz à tona nossas inocências, sensibilidades e carências, fazendo-nos desejar um pouco de colo e proteção.

Representa também o lado mais verdadeiro de cada um, graças à autenticidade e franquesa da criança, indicando que um indivíduo no contexto que está sendo lido, por exemplo, está sendo sincero.

Interpretação: aprendizado, curiosidade, intuição, confiabilidade ou mensagens verdadeiras, transparência, crianças de fato ou mesmo filhos. Numa via mais negativa, carências, sensibilidade excessiva, dependência ou inocência em demasia.

As Armadilhas

A figura de uma raposa escondida numa moita indica uma pessoa ou um determinado acontecimento ou situação que não é bem o que parece, assim como esta raposa tenta disfarçar-se atrás da moita, tentando parecer outra coisa e assim ludibriar sua presa.

Esta carta nos avisa para não acreditar em tudo o que vemos ou em tudo que nos é apresentado, pois nem tudo é o que parece. Ela nos avisa ou nos alerta sobre enganos, mentiras ou traições, armações e pessoas falsas. Cuidado com pessoas que tentam nos ludibriar ou tapear de alguma forma.

Num outro sentido pode indicar distrações ou desvios de atenção, daqueles que fazem com que vejamos a situação de um modo destorcido ou diferente da realidade. Nesse caso seria indicado ter mais atenção aos fatos, evitando distrações e concentrando-se naquilo que é verdadeiro.

Interpretação: armadilha, pessoa falsa, mentiras, traições. Pode significar também enganos, distrações, desvios da realidade, idéias equivocadas ou falsas.

As Falsidades

A figura do urso, representando a falsidade, e do grande olho ao fundo, representando a inveja, nos dão diretamente o significado desta carta, sem nenhum rodeio.

Este é um alerta para se tomar cuidado com falsos amigos, ou com aqueles que se fazem de amigos somente para tirar algum proveito da situação. Pode estar manifestando também um sentimento de inveja, ou de "olho grande", como se diz popularmente, e que nos indica a necessidade de sermos mais cautelosos e mostrarmos menos o que temos, de sermos mais reservados. A inveja é uma manifestação importante, pois efetivamente pode ocasionar danos a quem a receba, levando a perdas e tristezas.

Ainda sobre a falsidade, se relacionada à algum fato ou acontecimento, indica que este pode sofrer um revés, e o resultado pode assim ser negativo ao invés de positivo.

Interpretação: Falsidade, inveja, falsos amigos, traição, revés de uma situação que se imaginava positiva e se tornará negativa, "olho grande".

A Sorte

A estrela de cinco pontas representa o equilíbrio emocional, espiritual e mental. Simboliza a radiação de uma luz, que nasce do interior do ser e que ilumina tudo à sua volta, trazendo uma influência positiiva e benéfica, a favor da intenção daquele que a irradia.

Por isso, antes de significar a sorte no seu sentido mais mundano, como ganhar na loteria, esta carta indica a tendência de que tudo à sua volta transcorra dentro das melhores influências, com amparo desta luz, mental e espiritual, que faz com que as coisas aconteçam da melhor forma possível ou ao menos favoravelmente. É claro que, no final das contas, isso se manifesta mesmo no sentido mais mundano, uma vez que a boa radiação interfere em todos os aspectos da vida.

Esta estrela indica bom astral, bom humor, bons pensamentos, proteção espiritual, a força de uma oração que nos purifica, ilumina e protege.

Interpretação: Boas influências, favorecimento da questão que está sendo observada e que se relaciona com esta carta, equilíbrio emocional, espiritual ou mental, bom astral, proteção espiritual.

As Novidades

A cegonha voando entre nuvens cor-de-rosa nos mostra um bonito novo céu que se abre à nossa frente, representando boas novas. O ramo de oliveira no bico da cegonha nos remete à uma nova terra, a qual devemos buscar esquecendo um pouco o passado e pensando mais no futuro promissor que está à nossa frente. A cegonha alça vôos mais altos, indicando que para alcançar esta nova situação precisamos também nos arriscar, abandonando as velhas situações e estando prontos para as boas novas.

As novidades podem relacionar-se com qualquer aspecto que está sendo consultado, desde uma pessoa, um bem, uma situação, um emprego, um relacionamento pessoal ou amoroso.

Estas novidades revelam-se realmente em oportunidades, as quais devemos estar tanto atentos quanto encorajados, para enfrentar uma eventual mudança e nos esforçarmos para obter aquilo que esta boa nova nos traz.

Interpretação: Novidade, boas novas, futuro promissor, situações que exigem nossa coragem de encarar o novo, melhora de determinada situação à qual esta carta se relacionar, bons augúrios.

O Aliado

A figura do melhor amigo do homem nos remete à lealdade, legitimidade, expontaneidade, sinceridade, honestidade. Tudo o que se relacionar com esta figura nos será absolutamente digno de confiança.

Representa também proteção de um amigo espiritual ou mesmo material, de alguém que certamente não nos faltará em caso de necessidade e que, se já não está fazendo, fará tudo o que estiver ao seu alcance para nos defender ou ajudar. Esta ajuda se manifestará da maneira mais autêntica bastando, para nós, retribuir esta lealdade com a mesma moeda. Assim teremos um protetor contra os perigos ou contra os inimigos.

Interpretação: Veracidade ou autenticidade sobre alguém ou alguma questão sobre a qual está sendo associada a carta. Amigo ou protetor espiritual ou material que nos defende ou auxilia. Situação na qual se deve ter confiança, a iluminação que pode ser alcançada.

A Espiritualidade

Esta lâmina possui um siginificado amplo e profundo. Pode indicar tanto a espiritualidade enquanto plano espiritual, quanto a nossa própria espiritualidade, ou seja, a centelha divina que existe dentro de nós, pois a torre representa tudo aquilo que está guardado dentro de nós, nosso subconsciente, o eu interior, nossa alma.

A espiritualidade está constantemente presente em nossas vidas, nos influenciando, nos enviando avisos, conselhos e luzes. É o "pão nosso de cada dia", a luz que nos é enviada pelo Criador para dar sustento em nossa jornada. Neste sentido, é necessário dar ouvidos à espiritualidade, deixar nossas opiniões um pouco de lado e receber os conselhos que ela nos envia. Também levantar as mãos para o alto, e humildemente receber a luz que a nós é reservada, renovando as energias e nos preparando para o porvir. Indica essencialmente as bençãos que se derramam sobre nós e sobre nossos afazeres, nos enchendo de graças.

No sentido mais interior, representa nossa própria espiritualidade ou espírito. Faz-nos lembrar que dentro de nós está a resposta para todas as dificuldades do mundo, e que lá dentro está a centelha divina que nos foi dada pelo Pai Celestial quando fomos criados.

Interpretação: plano espitirual, entidades benfeitoras ou protetoras do plano espiritual que nos ajudam, iluminam, aconselham ou advertem. Nossa espiritualidade, o interior de cada um, o próprio espírito, bem-estar espiritual ou iluminação espiritual.

As Ervas

Representa as ervas que curam os homens de todos os males, a solução para os problemas atuais, os remédios que precisamos e que estão ao nosso alcance para nos curarmos. Representa também a habilidade de, com astúcia, conhecimento e boa vontade, usar as ervas para se vencer um determinado problema.

Relaciona-se ao orixá Ossaê, mas também pode relacionar-se com Oxóssi e Ogum. Este é o orixá do conhecimento das folhas que curam, dos chás e dos espíritos que habitam as florestas e que são capazes de carregar os males e nos trazer a energia que promove a saúde, a clareza mental e a disposição para agir.

A proximidade destas entidades com a natureza e o domínio sobre as coisas naturais que podem nos promover a cura, deve-se ao fato de que Oxóssi é o orixá do conhecimento, sendo o conhecimento das coisas do Criador sua principal qualidade. Assim ele se faz presente na natureza, onde há a mais pura manifestação da criação: nas folhas das árvores, animais e espiríritos da floresta, que ele domina completamente.

Interpretação: solução para os problemas, cura para os males, habilidade de, através do conhecimento e força de vontade, solucionar determinada situação. Melhoras da saúde.

As Pedras

A carta das Pedras é relacionada ao orixá Xangô, orixá da manifestação da Justiça Divina, que traz o equilíbrio a tudo o que existe na criação pois em tudo o que foi criado por Deus existe a harmonia, o equilíbrio e a justiça.

A justiça manifesta-se independente de nossa vontade, tendo em vista que a energia equilibradora manifestada por Xangô está presente na gênese de todas as coisas que existem. Assim, muitas vezes, podemos nos surpreender ou mesmo nos contrariar com as revelações desta carta, uma vez que a justiça manifesta-se nas ações que nos são direcionadas, bem como naquelas que desempenhamos. Em ambas as direções ela se fará presente, mais cedo ou mais tarde.

Esta energia equilibradora é também uma esgotadora natural dos sentimentalismos, levando os indivíduos a uma postura mais equilibrada, mais racional, ou seja, menos passional. Neste sentido, as Pedras podem revelar uma estabilização emocional e uma conseqüente orientação para a inteligência e o raciocínio.

Pode estar relacionada ainda a outros assuntos relacionados com a justiça, como os processos jurídicos, juízes, documentos, situações legais, etc.

Interpretação: justiça, equilíbrio, esgotamento de sentimentalismos, uso da inteligência ou racionalidade, realismo.

Os Caminhos

O orixá que relaciona-se com a carta dos Caminhos é o orixá Ogum, que é o orixá que mais se aproxima dos homens depois de Exú. Ogum é a representação da Lei Maior. No plano espiritual é a representação das legiões de guardiães e de todas as milícias que buscam manter a ordem.

A Lei que é manifestada por este orixá é a linha reta, ou o caminho da retidão e do que é justo. Todas as energias que se opõem à ela são quebradas ou anuladas. Assim, o caminho representado por esta carta é também o caminho do que é justo, do que foi conquistado com o esforço próprio de cada um e que é aberto por mérito.

Esta lei age com extrema firmeza e inflexibilidade, uma vez que a Lei Maior aponta um único caminho sem alternativas. Esta ordem que é imposta pode muitas vezes ocasionar uma certa sensação de contrariedade, ou ao menos perplexidade, mas que logo mostra o seus devidos valores e motivos para se manifestarem desta forma. Mesmo porque onde esta energia se manifestar não se permite desequilíbrios, injustiças ou insensatez, coisas com as quais eventualmente nos habituamos e às vezes até nos apegamos.

Interpretação: O caminho de cada um ou o caminho que se abre à frente. Progresso, oportunidades, ligação do passado com o futuro, vitórias.

Os Desgates

O desgaste é uma destruição realizada de pouco a pouco, no decorrer de um longo tempo e, muitas vezes, sem que se perceba. A figura do rato saindo do escuro denota esta destruição que é realizada sem que nos apercebamos, pois um animal sorrateiro, que costuma roubar às escondidas, além de ser um freqüentador assíduo dos lugares onde ele sabe que tem do que se alimentar.

Estes desgastes podem ocorrer tanto no plano material quanto no espiritual e, tipicamente, vai sugando ou diminuindo aos poucos a energia da qual se alimenta, até o seu completo esgotamento ou destruição. Por isso é preciso ter cuidado com este tipo de alerta, pois o descuido pode levar à perda total daquilo que a carta diz respeito.

Sua manifestação se dá por meio de roubos, perturbações contantes, desleixo ou descuido que leva ao desgaste, chateação, esquecimento.

Interpretação: Desgaste, roubos, vampirismos ou pessoas que se aproveitam, perturbações constantes, chateações, esquecimento.

Os Sentimentos

Os Sentimentos revelam o nosso lado emocional, sensível, nossas reações instintivas que brotam do fundo do nosso ser e se manifestam muitas vezes de forma alheia à nossa vontade.

Embora esta carta traga um coração radiante, o que nos faz lembrar do amor, sentimento mais nobre e importante para o ser humano, esta pode ter o seu lado negativo salientado por alguma carta que a acompanhe, dependendo do contexto. Além disso, esta carta pode indicar, em sua via negativa, sentimentalimos excessivos, reações instintivas, bloqueio da razão, atitudes impensadas, nervosismo, entre outras reações.

Mas na maioria dos casos representa a manifestação dos sentimentos mais profundos, de emoções, sensibilidade, amor. Indica também início de relacionamento, paixão, namoro, compromisso emocional. Entendimento entre as partes, simpatia, solução de problemas de relacionamento.

Interpretação: Emoções, sensibilidade, lado emocional se sobrepondo ao racional; bom relacinamento, comprometimento emocional, namoro, paixão, amor; em sua via mais negativa, pode indicar atitudes impensadas ou precipitadas, bloqueio da razão, nervosismo.

As Alianças

As Alianças representam a união, podendo ser de vários tipos. A primeira idéia que nos passa pela cabeça é a união matrimonial, sendo esta idéia muito válida. Mas as alianças podem indicar também sociedades, formação de grupos, ajuda mútua, a união que faz a força.

De fato, não podemos estar sozinhos, nós dependemos das outras pessoas seja emocionalmente, profissionalmente, espiritualmente, em todos os níveis da nossa existência. O homem foi criado para, junto de seus semelhantes, aprender e evoluir, ajudar e ser ajudado.

Pode significar que seremos ajudados a obter algo que esperamos, que alguém irá influenciar positivamente na conquista daquilo que almejamos. Em sua via mais negatica, pode indicar dependência, ou influência excessiva de um determinado aspecto sobre outro, indicando que para se conquistar algo, outro assunto deve ser resolvido juntamente.

Interpretação: Matrimônio, sociedade, constituição de grupos; ajuda mútua, companheirismo, união; obtenção de ajuda para se obter algo que se espera. Dependência ou influência.

Os Livros

Diferentemente de outras cartas que representavam determinada manifestação energética manifestada por um determinado orixá, temos nessa carta um orixá que a reje, e não somente à estas qualidades, como tantas outras. O orixá Obaluaê, ser unigênito, manifesta as qualidades da estabilidade e mobilidade divinas, que conferem à criação tanto sua permanência, quanto sua evolução incessante.

Por ser uma criatura unigênita, e geradora destas mesmas manifestações em si mesmo, gera condições imprescindíveis à evolução dos seres, fazendo surgir em tudo e em todos a necessidade e o desejo incessante de ir em frente, de aprender sempre.

Os livros representam essencialmente este desejo de evoluir sempre, de aprender, de estudar. Representam o desejo de aprender e não o aprendizado em si, uma vez que o conhecimento contido no livro precisa ser obtido através da vontade, não representando portanto um tipo de conhecimento latente ou mesmo intuitivo. Por isso os livro podem também relacionar-se com outras fontes de apresdizado, tais como escolas ou lacais de trabalho.

Em uma cartada os livros representam normalmente a busca pelo conhecimento, ou a necessidade que o consulente tem de se esforçar em agir com sabedoria, de buscar orientação, ou de, ao menos, buscar agir com a maior sabedoria e bom senso em uma determinada situação.

Interpretação: Aprendizado, conhecimento adquirido, sabedoria e bom senso; necessidade de se usar dicernimento; locais de estudo ou de trabalho, onde se obtém aprendizado.

O Aviso

Basicamente a carta do aviso serve para ressaltar ou chamar nossa atenção para as cartas que estão ao seu redor, ou para a setença ou contexto na qual se encontra. Além disso e na maioria das vezes, esta carta traz a leitura para o tempo presente ou para um futuro próximo, porquanto sua função básica é nos avisar sobre algo que está acontecendo conosco naquele momento, ou então para estarmos atentos à algo que acontecerá muito breve.

Algumas vezes esta carta nos indica algo que ignoramos ou que não damos muito atenção ou não damos o devido valor.

Interpretação: aviso, ressalta o siginificado das demais cartas, traz a leitura para o tempo presente o para o futuro próximo, indica a necessidade de atenção.

O Cigano

O Cigano é a figura masculina do tarô cigano. Representa normalmente o marido, namorado ou pretendente. Em outras situações, o pai, irmão ou outro parente. Pode referir-se ainda à qualquer outro homem do relacionamento do consulente, tais como chefes, colegas de trabalho, amigos, ou seja, à quaisquer pessoas do sexo masculino que pertença ao seu relacionamento.

Em algumas situações específicas, pode indicar uma ou mais de uma das qualidades masculinas, tais como a ação, a coragem a às vezes a audácia, a força física, a determinação, o raciocínio ou a inteliência, entre outras. Assim, em determinado contexto, esta carta indica a necessidade de ação, por exemplo, ou que algo sobre o qual se lê já se encontra em processo de finalização.

Interpretação: Figura masculina do tarô, o marido, namorado ou pretendente; pai, irmão, ou outro parente; qualquer homem do relacionamento do consulente. Qualquer uma das qualidades masculinas, tais como a ação, a coragem, a audácia, a determinação, o raciocínio, a inteligência, entre outras.

0 comentários: